Importância da medicina veterinária preventiva

A importância da medicina veterinária preventiva está envolvida com muitos fatores, pois ela perpassa a qualidade de vida, o bem-estar, a saúde física e a mental do animal.

por CDVET

Embora muitos associem a veterinária apenas aos cuidados quando alguma enfermidade já está instalada, a prevenção sempre será um dos maiores pilares dessa área da saúde dos pets.

Neste texto, vamos tratar um pouco mais sobre esse assunto. Acompanhe.

Como a medicina veterinária preventiva atua?

Existem diferentes formas de atuação da medicina veterinária preventiva, sendo que todas focam em algo: aumentar a qualidade de vida e a longevidade dos animais.

A seguir, descrevemos cinco pontos de atenção que são levados em conta nessa atuação:

1. Manutenção da saúde oral

A saúde oral do pet é fundamental para a sua qualidade de vida. Por isso, a medicina veterinária preventiva se preocupa em manter a saúde bucal, fazendo limpezas periódicas e combatendo doenças como a gengivite. Essas questões, quando não monitoradas e tratadas, podem desencadear problemas sérios de saúde, desde a perda dos dentes até doenças cardiovasculares.

2. Vermifugação

A vermifugação é indispensável para combater a infestação por vermes, que podem causar problemas no aparelho digestivo dos pets e prejudicar a absorção de nutrientes, levando ao enfraquecimento do organismo e ao desenvolvimento de uma série de doenças.

3. Controle do peso

O médico veterinário que atua na prevenção também auxilia no controle do peso do animal de estimação. 

Esse controle é indispensável para garantir que o pet mantenha-se sempre nutrido e longe do excesso de peso, uma vez que esse sobrepeso pode causar problemas de saúde como diabetes, doenças cardiovasculares, sedentarismo, etc.

4. Cuidados emocionais

Os cuidados emocionais também são essenciais para a saúde do animal. Afinal, eles também têm ansiedade, estresse, etc. Logo, a medicina preventiva ajuda a detectar gatilhos emocionais negativos, auxiliando na criação de um ambiente mais equilibrado e saudável para os pets.

5. Vacinação

Por fim, não podemos deixar de citar a vacinação como um pilar que torna a medicina veterinária preventiva tão importante. É por meio da vacinação que podemos prevenir doenças graves e inclusive fatais, como a raiva, aumentando a expectativa de vida do animal.

Mantenha as visitas regulares ao veterinário

É por conta desses e de tantos outros cuidados, como os que citamos neste artigo, que a importância da medicina veterinária preventiva deve ser sempre enaltecida.

E para que isso aconteça na prática, precisamos manter as visitas regulares ao veterinário, para check-ups, vacinação e medicação quando necessário.

Desse modo, ofereceremos sempre o que há de melhor aos nossos amigos pets.

pincelada de aquarela na cor vinho